0
 

A soltura de quelônios no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, município da Região de Integração Xingu, teve a participação de crianças, educadores e escolas Aliança Para o Progresso e Ana Fortunato. A ação mobilizou 22 alunos e sensibilizou acerca da importância da conservação dos quelônios para o equilíbrio do bioma amazônico e das comunidades ribeirinhas.

Foram soltos 1.800 filhotes de quelônios, resultado do trabalho contínuo de proteção dos ninhos e monitoramento realizado no Tabuleiro do Embaubal. A experiência reforçou o papel da educação ambiental como ferramenta essencial para formar gerações mais conscientes e compromissadas com a preservação da natureza.

O envolvimento de crianças e escolas nas ações permite o entendimento de que proteger os quelônios é também proteger o rio Xingu e o futuro das comunidades que dependem dele.

O Tabuleiro do Embaubal é um dos mais relevantes sítios reprodutivos de quelônios da Amazônia. O trabalho de manejo e proteção garante que milhares de filhotes cheguem ao rio, fortalecendo as populações de espécies ameaçadas.

Mais de 53 mil quelônios já nasceram no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, incluindo filhotes de tartaruga-da-amazônia, tracajá e pitiú.

Retrospectiva da FAV/UFPA em meio século – “1975-2025: em curso”

Anterior

Escândalo sexual na Comieadepa e na AD Marabá

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários