Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, via Coordenação Estadual de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, realizará um mutirão neste sábado (29), no Parque Estadual do Utinga, das 8h às 12h. Terá medição de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, teste rápido, avaliação nutricional, ações de saúde bucal e outros serviços de Saúde.
“O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracteriza-se pela elevação dos níveis de glicose no sangue e pode levar a complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias, se não for controlada adequadamente”, alerta o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde do Pará, médico Sipriano Ferraz, lembrando que a doença afeta pessoas de todas as idades, mas é especialmente prevalente em adultos e idosos. O diagnóstico precoce e o manejo adequado são fundamentais para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A Sespa atua na orientação e capacitação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o fluxo de atendimento de pacientes com diabetes. A equipe da Coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis tem realizado atividades em todo o estado, oferecendo assessoria técnica para a implantação de ações e apoiando as Secretarias Municipais de Saúde.
O Parque Estadual do Utinga fica na avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, em Belém.
Comentários