0

Rua Lameira Bittencourt, uma das principais vias de Santarém
Imagens da Santarém de ontem e de hoje compõem a exposição “Olhares Cruzados”, que a fotógrafa Lila Bemerguy abre hoje às 20 horas, na Pérola do Tapajós. A mostra integra o Circuito das Artes, que apresenta ao público o resultado das Bolsas de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística concedidas pelo Instituto de Artes do Pará em 2010.
Lila pesquisou a história e a obra fotográfica de seu avô paterno, Vidal Bemerguy, e novamente fotografou os lugares registrados por ele. A mostra é em formato de instalação, com imagens em preto e branco de autoria de Lila, Vidal e outros autores anônimos, além de projeção de imagens de Santarém, feitas entre 1950 e 1970.
O vernissage de “Olhares Cruzados” é no Casarão do Barão de São Nicolau (rua Floriano Peixoto, 346, Centro), onde reside o também fotógrafo Edson Queiroz, escolhido não só por sua importância histórica, mas também por ser um dos poucos prédios preservados na cidade, cuja história arquitetônica está descaracterizada.
 A decisão de expor o resultado de sua pesquisa no Solar Barão de São Nicolau – sobrado edificado em 1867 –, revela a preocupação da artista em, a partir do encontro entre passado e presente, suscitar nos moradores de sua cidade natal o interesse por redefinir os modelo escolhidos para seu futuro.  
A visitação vai até dia 23/12. De 05 a 30 de janeiro de 2011, a mostra continua no SESC Santarém (Rua Floriano Peixoto, 535). A entrada é franca. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Vão lá!

Anterior

A vilania de Duciomar

Próximo

Você pode gostar

Comentários