Em solenidade no Palácio dos Despachos, em Belém, o governador Helder Barbalho anunciou R$ 367 milhões para aquisição de 265 ônibus – 40 elétricos e 225 a diesel Euro 6 – para o BRT Metropolitano, com recursos do governo federal, por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, com financiamento via Caixa Econômica. Obviamente, os ônibus só estarão disponíveis quando o BRT ficar pronto e iniciar a operação do sistema. Os veículos terão ar condicionado e Wi-Fi e atenderão Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará, que fazem parte da Região Metropolitana”, detalhou o governador.
O diretor-geral da Agência de Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), Eduardo Ribeiro, informou que “em relação aos ônibus elétricos é importante frisar também que, junto com os ônibus, foram adquiridos 16 carregadores para fazer a energização. Desses 16, oito serão instalados no Terminal de Marituba e oito no Terminal de Ananindeua”.
Pensado na década de 1990 para resolver o problema histórico de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém, as obras do BRT já duram seis anos. Além dos Terminais de Integração em Ananindeua e Marituba, o projeto inclui treze estações de passageiros, treze passarelas, quatro túneis, o Centro de Controle Operacional na Av. Augusto Montenegro, e mais de 10 km de drenagem, pavimentação, ciclovias, calçadas arborizadas, paisagismo e iluminação da BR-316.
Comentários