A Fundação Carlos Gomes (FCG), através do projeto MuSicar, realizou ao longo do mês de setembro oficina de musicalização que beneficiou cerca de 150 crianças na Escola Aquarela, em Marabá, com o compromisso em interiorizar suas atividades e descentralizar o acesso à educação musical.
A oficina de musicalização, ministrada pela professora Mikaely Lima, ofereceu aulas semanais para estudantes de 3 a 10 anos (maternal ao 5º ano), que incluíram lições sobre ritmo e o ensino da flauta doce. Segundo Mikaely, a receptividade das crianças foi extremamente positiva: “Todos gostaram de participar das aulas, o que demonstra o impacto da música no desenvolvimento infantil.” Um exemplo claro dos resultados das oficinas é a aluna Ana Cecília Sena, de 8 anos, que falou sobre o seu entusiasmo com as atividades: “para mim está sendo bom participar da atividade, pois gosto muito de tocar instrumentos, me sinto feliz e animada. Já aprendi a tocar algumas músicas na flauta doce”.
Os efeitos positivos da musicalização no aprendizado são extensos e comprovados por inúmeros estudos. A gestora da Escola Aquarela, Dalila Farias, também celebrou a parceria com a FCG, destacando que o ensino da música no ambiente escolar é transformador: “Sem dúvida, essa ação trouxe muitos resultados positivos com relação ao desenvolvimento das crianças, então a gente percebe o interesse deles pela música e, além disso, sabemos que o ensino da música no ambiente escolar é transformador”
A ação em Marabá é uma das muitas realizadas pela FCG em seu projeto de interiorização do ensino musical. Segundo o superintendente da instituição, Gabriel Titan, até o final de 2024 a FCG pretende atingir ainda mais municípios com oficinas e capacitações voltadas à música: “neste ano, já conseguimos levar oficinas e capacitações para 15 municípios, com isso descentralizamos a atuação da instituição e conseguimos proporcionar aulas de música para a população, que vive em regiões mais distantes. Até final deste ano, continuaremos cumprindo nosso cronograma de atividades, incluindo as oficinas de musicalização, que contribuem para os primeiros passos voltados para a formação de futuros músicos”.
O projeto MuSicar proporciona o acesso ao ensino musical em regiões mais distantes do Estado. Castanhal, Vigia, Magalhães Barata, Muaná, Terra Alta, São Miguel do Guamá, Ponta de Pedras, Breves, Marapanim, Acará, São Sebastião da Boa Vista, Belém, Marabá, Cachoeira do Arari e Almeirim são os municípios que já foram beneficiados pelo projeto em 2024, que difunde a música como uma ferramenta de transformação social.
Foto: Emilly Coelho / Agência Pará
Comentários