0
 

O carimbó — ritmo tradicional da ilha de Maiandeua – Algodoal, no município de Maracanã (PA) ganhou reforço com a oferta de oficinas de confecção e musicalização em flauta artesanal, atividades que integram o projeto Ciranda das Artes, da ONG Namazônia, viabilizado pela Lei Rouanet.

Na sexta-feira (14), moradores e estudantes da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Ferreira participaram do encerramento de mais um ciclo de oficinas. “Ficamos muito felizes com o sucesso do trabalho, que nasceu de uma demanda da própria comunidade;  o que sempre é observado por  nós  durante o processo de definição das oficinas a serem ofertadas”, destacou a coordenadora Fatinha Silva.

Com carência de flautistas na região, a Namazônia articula parceria com a Fundação Carlos Gomes para oferecer formação mais aprofundada a músicos de Marapanim e Algodoal.

As oficinas foram conduzidas pelo Mestre Marinho, de Marudá-Marapanim, fundador do grupo Nativos de Marudá e com mais de trinta anos de experiência na construção de instrumentos do carimbó. Ele ensinou técnicas de confecção de flautas artesanais utilizando tubos de PVC.

O encerramento contou com uma pequena mostra na praia, reunindo coordenação,  participantes, professores e a direção da escola. Foi simples, mas muito  significativa e feita com grande empenho dos participantes.

No final deste mês, uma mostra especial será realizada em parceria com a comunidade escolar, apresentando ao público o resultado alcançado pelos participantes das diversas oficinas ofertadas gratuitamente à comunidade da ilha.

Fotos de André Sá:

‘Entre Águas, Palavras, Rios e Partilhas’

Anterior

Acordo internacional financiará combate ao fogo na floresta amazônica

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários