0

Durante o Seminário de Resíduos Sólidos, no auditório da Universidade Federal do Pará, será lançado nesta quinta-feira, 29, o programa Água+ Lixo-, destinado a recuperar e preservar rios e bacias hidrográficas, em especial nas áreas urbanas, com ações para a retirada de resíduos sólidos das águas e atividades preventivas, incluindo a conscientização da população. O primeiro é o Tucunduba, rio que atravessa cinco bairros de Belém e deságua no rio Guamá, no campus Guamá da UFPA. Os resultados da despoluição serão apresentados na COP 30, quando pelo menos metade da limpeza deve estar concluída.

O seminário é promovido conjuntamente pela UFPA, o Instituto Valoriza Resíduos by ablp, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) e a Mutua-PA. O projeto inclui a mobilização de comunidades locais e agentes sociais para trabalhos coletivos de limpeza e preservação da qualidade da água dos rios. Também estão previstas ações de mobilização e monitoramento de longo prazo da qualidade das águas por membros da comunidade local organizada (escolas, organizações sociais, associações de moradores, entidades de classe, universidades e instituições de pesquisa.

Outro tema importante do evento diz respeito aos lixões: mais de 2.700 municípios brasileiros ainda não eliminaram esses locais inadequados, apesar de o prazo para isso estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento ter expirado no último dia 2 de agosto.

O seminário alerta a sociedade sobre o caráter inaceitável de continuar utilizando lixões para o descarte de resíduos sólidos urbanos. É fundamental despertar a consciência das autoridades para o descumprimento das leis e para os prejuízos que a sociedade enfrenta, especialmente com relação à saúde pública. Por outro lado, os aterros sanitários são alternativa adequada e econômica para a destinação dos resíduos.

Temas como legislação, sustentabilidade econômica e financeira, novos projetos estaduais, a possibilidade de regionalização (para promover economia de escala e redução de custos), o desenvolvimento de consórcios e a importância da fiscalização do Crea em obras de saneamento, especialmente diante da frequente ausência do poder público, serão abordados em palestras e mesas-redondas. No encerramento do evento, haverá aula prática em um aterro local para demonstrar aos técnicos a importância de realizar a disposição dos resíduos de maneira correta.

Terror e filme-concerto no Líbero Luxardo

Anterior

Trocadas na maternidade há meio século

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários