Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Profª Josse Fares doa coleções à UEPA

A professora Josse Fares, nascida em Sena Madureira, Acre, mas parauara de coração – atuou 48 anos em sala de aula nos níveis médio e superior do Pará (é aposentada pelos colégios Deodoro de Mendonça e Marista Nossa Senhora de Nazaré, além da Unama) – numa ação de desprendimento e comprometimento com a difusão do saber e da crença na educação pública de qualidade, doou mil exemplares de sua biblioteca de Letras – sobretudo literatura brasileira, amazônica – para a biblioteca central da UEPA.
Fazem parte do acervo doado algumas joias da bibliofilia: Revista Terra de Vera-Cruz, dos estudos brasileiros do Porto, 1944; Revista Atlântida, Lisboa, 1915; Flores e Canções, de Cecília Meireles, com ilustrações e Vieira da Silva, Confraria dos Amigos do Livro; Coleção completa dos Sermões do Padre Antônio Vieira, da Lello & Irmãos, Porto; coleção da extinta revista Asas da Palavra, da graduação em Letras da Unama; Enciclopédias da Amazônia e da Literatura Amazônica, organizada por Carlos Rocque. A estante machadiana, pertencente à professora, que sempre foi leitora contumaz do autor de D. Casmurro, também integra a valiosa doação.
A UEPA, assim que normatizar e catalogar o acervo, deixará o material disponível em estantes, de modo que os leitores identifiquem a coleção nas capas dos livros com a nomenclatura “Acervo Josse Fares”. 

Josse, esposa do professor doutor Paulo Nunes, é formada em Letras, mestra em Teoria da Literatura pela UFPA e especialista em Literatura Brasileira pela PUC-MG; autora de diversos livros de ensaios e crônicas, com destaque a De Porongas, Cestos e Palavras, editado pela Unama, 2012. Foi reconhecida como Patrona do XVIII Fórum Paraense de Letras; agraciada com a medalha do centenário de Manuel Bandeira, da Seduc, pela difusão da literatura brasileira; e com a comenda da Ordem do Mérito da Cabanagem, na categoria Mérito Especial, da Assembleia Legislativa do Pará. Não bastasse, sempre foi exemplo de doçura, amor ao magistério, o que só realça a sua enorme contribuição à cultura paraense.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *