Publicado em: 17 de abril de 2025
*Texto de Aline Brelaz
Instituto de Direitos Humanos Dom Azcona colaborou com consultoria sobre o cenário de exploração sexual de crianças e adolescentes na região
Exclusiva para convidados, a pré-estreia do filme Manas foi na noite da terça-feira, 15, em Belém, no Shopping Bosque Grão Pará.
A organização reuniu famosos, cinéfilos, autoridades do Ministério Público, Polícia Civil, políticos, marajoaras, familiares dos atores locais e jornalistas, entre outros, no hall da ala do cinema, onde o público pôde interagir com o elenco e toda a produção do longa-metragem dirigido pela cineasta pernambucana Mariana Brennand, que aceitou a sugestão da cantora paraense Fafá de Belém para conhecer a realidade da exploração sexual infantil em municípios do arquipélago do Marajó. Fafá também prestigiou a pré-estreia.

Após a sessão, exibida em duas salas, os convidados aplaudiram efusivamente e ovacionaram a diretora, que fazia aniversário no dia e recebeu até cântico de parabéns no palco do cinema.

Muito emocionada, Mariana Brennand contou que veio ao Pará, visitou o município de Melgaço, no arquipélago do Marajó, e outros, onde conheceu a realidade das crianças e adolescentes locais e decidiu produzir a trama fictícia, mas que serve de reflexão e alerta.

O filme foi rodado em 2022, em uma ilha próxima a Belém, onde foi montada a vila ribeirinha, como as que existem no Marajó e que serviu de cenário para as cenas do longa-metragem. Todas as crianças e adolescentes do filme foram selecionadas no Pará.
O enredo envolve uma família cristã evangélica, que vive numa situação de extrema vulnerabilidade, em que o pai se aproveita do isolamento para abusar das filhas. A paraense Jamilli Corrêa é a protagonista do filme, e vive uma menina sonhadora, Marcielle, de 13 anos, que sofre os abusos do pai, assim como sua irmã caçula e a mais velha, que fugiu de casa.

O Instituto Dom Azcona foi representado pela presidente, Irmã Henriqueta Cavalcante, a vice-presidente, Mary Cohen, o diretor administrativo e financeiro, Fabrício dos Anjos, e a diretora de Comunicação, Aline Brelaz, que foi consultora evangélica do filme.
Confiram as fotos do evento.



Comentários