0
 
Donos de áreas desmatadas no Pará agora podem acessar num só lugar todas as informações sobre procedimentos e critérios de regularização de propriedades. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Fernandes Rocha, lançou o Portal para Adequação Ambiental (http://sigam.semas.pa.gov.br), que ensina ao produtor rural como comercializar seus produtos de maneira legal.  Para o produtor, é segurança jurídica para desenvolver sua atividade econômica, ressalta o procurador da República Daniel Azeredo, que atua pelo MPF na promoção da sustentabilidade na pecuária da Amazônia. 

Cumpridos os requisitos, o interessado poderá emitir, no portal, a Declaração de Adequação Ambiental Provisória. Se não houver outras áreas com incidência de desmatamento, o imóvel será excluído da lista de irregularidades e terá a situação ambiental regularizada.
Na ocorrência de análise desfavorável, o interessado poderá firmar Termo de Ajustamento de Conduta no próprio portal, sem prejuízo de responsabilidade administrativa, civil e criminal, a ser discutida em processo administrativo específico. A assinatura do TAC pelo órgão ambiental será efetivada através de certificado digital. Depois de assinado e averbado, ficará disponível, via upload do arquivo, que é obrigatório.
A adequação ambiental de áreas desmatadas antes de 22 de julho de 2008 continuará sendo feita por meio do Programa de Regularização Ambiental. Saibam como aderir ao PRA aqui.

O Portal para Adequação Ambiental tem como base o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), ferramenta doada ao governo do Estado do Pará pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Nota da Associação dos Defensores Públicos do Pará

Anterior

Mutirão para revitalizar escola na Terra Firme

Próximo

Você pode gostar

Comentários