Publicado em: 16 de setembro de 2025
As obras da ponte sobre o Furo do Maguari, ligando os distritos de Icoaraci e Outeiro, na Região Metropolitana de Belém do Pará, estão na reta final, com 92% executados. Durante visita técnica nesta segunda-feira (15), o governador Helder Barbalho disse que a antiga ponte Enéas Pinheiro ficará mais voltada para a área industrial e moradores do outro lado da ilha de Caratateua (Outeiro), enquanto a nova atenderá os principais adensamentos populacionais, onde há maior número de habitações.
A ponte estaiada terá 414 metros de extensão e 10,5 metros de largura, dois vãos de navegação de 117 metros. A altura da ponte preocupa, pois recentemente um empurrador de comboio de balsas colidiu com a estrutura, provocando danos visíveis e partes despencaram, conforme testemunhas oculares do acidente. Deverá ter ciclovia e passarela para pedestres, nos dois sentidos e com guarda-corpo, não se faz mais pontes sem esses itens da maior importância. A população espera reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a mobilidade nos dois distritos, que sofrem muito com poucos ônibus para a enorme demanda, com horários irregulares, além do que todos velhos e caindo aos pedaços. Há uma grita de décadas por fomento ao comércio e ao turismo, muito prejudicados pelos inúmeros transtornos no acesso a Belém.
Para finalizar a estrutura da ponte falta apenas o içamento de dois pares de aduelas – grandes peças metálicas que se encaixam para formar o tabuleiro por onde os veículos vão trafegar. Concluída essa etapa, a obra avançará para a pavimentação e sinalização.


Comentários