0

Saiu hoje no Diário Oficial do Estado o aviso de licitação para a elaboração do plano de gestão da Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu. A APA é uma unidade de conservação localizada na parte insular do município de Belém e sua gestão é de competência do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
O plano de manejo é, juntamente com a lei de criação da unidade, o principal documento norteador de uma área protegida, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e socioeconômico.  O
 processo terá forma participativa, garantindo o envolvimento dos diferentes atores locais. 

A APA Ilha do Combu foi reconhecida como área especialmente protegida a partir de 1997, via lei estadual nº. 6.083, de 13/11/1997, com o objetivo de proteger e restaurar a diversidade biológica, os recursos genéticos, as espécies ameaçadas de extinção, bem como promover o desenvolvimento sustentável, através do ordenamento dos recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida da comunidade local. É a terceira unidade de conservação – só em 2016 – a ter processo licitatório aberto para esta finalidade. O instituto planeja que até o final do ano outras três tenham editais abertos para a formulação de seus planos de gestão, resumos executivos e cartilhas oficiais, totalizando seis UCs. Atualmente, nove das 25 unidades de conservação estaduais têm planos de gestão concluídos e ativos.
A licitação será no dia 5 de julho, às 9h (horário de Brasília), através do Portal ComprasNET. A foto é da ascom do Ideflor Bio.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A via crucis da Defensoria Pública do Pará

Anterior

Os 355 anos de Santarém do Pará

Próximo

Você pode gostar

Comentários