0
 

A operação Alquimia, da Polícia Federal, apreendeu 12 retroescavadeiras, dois quilos de mercúrio e duas caminhonetes utilizadas em garimpos ilegais de ouro na zona rural do município de Rio Maria (PA), na manhã desta quinta-feira (24). Os impactos socioambientais, somados ao valor estimado do minério retirado, representam um prejuízo de até R$ 800 milhões.

Foram constatados dois pontos de garimpos ativos na extração de ouro, ambos próximos à rodovia BR-155, entre Rio Maria e Xinguara, no sul do Pará. A extensão da área degradada pela atividade minerária ilegal corresponde a aproximadamente 240 campos de futebol. As investigações apontam que, nesse local, podem ter sido lavrados de forma clandestina cerca de 440 quilos de ouro.

As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos na exploração das áreas, bem como os compradores do minério extraído ilegalmente.

A operação foi denominada Alquimia porque a investigação da PF no início tinha foco em um garimpo de cobre, e evoluiu para a descoberta de grande área degradada por garimpos de ouro. Os alquimistas acreditavam que era possível transformar em ouro metais comuns, como o cobre.

Betânia Fidalgo Arroyo reeleita presidente do CEE-PA

Anterior

Mandante da chacina da Fazenda Princesa preso após 40 anos impune

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários