0
 
A Doxa, de Dornélio Silva, realizou pesquisa, no período de 21 a 24 de setembro de 2015, sobre a imagem pessoal do prefeito  de Ananindeua, Manoel Pioneiro(PSDB), a avaliação de sua gestão e as intenções de voto para o pleito 2016. O resultado mostra imagem pessoal negativa de 64,6% e positiva de 24,1%. A aprovação foi medida em 12,1% (excelente e bom) e 47,4% (regular), enquanto que a reprovação é de 39,0% (ruim e péssimo). O governo de Simão Jatene é aprovado em Ananindeua por 18,5% (excelente e bom) e 46,1% (regular). Já a sua reprovação chega a 34,0%. E o governo Dilma é aprovado por apenas 1,7% (excelente e bom) e 36,5% (regular). A reprovação alcança 77,6%. A questão da segurança, (des)emprego, saúde e os serviços de transporte são os principais problemas que afligem a população local. A maioria (57,4%) dos entrevistados disse que o prefeito Pioneiro não fez qualquer obra ou não soube identificar alguma. As três principais obras ou serviços que se destacam são “asfalto”, “posto de saúde” e “escolas”. 


Na pesquisa espontânea de intenção de voto para prefeito de Ananindeua, o Coronel Neil (PSD) aparece em primeiro lugar com 19,8%, seguido por Pioneiro com 16,3%. O terceiro colocado é o deputado estadual Chicão, com 12%. O radialista Jeferson Lima vem em quarto lugar com 9,5%.
Na estimulada,  o Coronel Neil sobe para 25,1%, seguido por Pioneiro com 18,9%. O terceiro colocado é Chicão(PMDB), com 14,0%. Jeferson Lima continua em quarto lugar com 9,7%. 



Manoel Pioneiro é o mais rejeitado, com 27% de menções. O segundo colocado em rejeição é a deputada federal Elcione Barbalho(PMDB). O radialista Jeferson Lima fica em terceiro. 


Na simulação de segundo turno, o Coronel Neil ganha com 46,7% contra 26,1% de Pioneiro.
Em cenário alternativo, Pioneiro vence 
Jeferson Lima por 30,9% a 28,9%.


A pesquisa mediu o potencial de apoio e rejeição de Jatene, Helder e Dilma. O resultado mostra que o maior potencial de apoio é do atual governador. Por indicação dele, 26,6% votariam em determinado candidato, e 38,7% poderiam votar. Helder tem rejeição de 57,2%. Por indicação dele, 8,3% votariam e 23,9% poderiam votar. Mas a maior rejeição é da presidente Dilma, 66,1%. Em candidato dela, só 2,9% votariam e 17% poderiam votar.


Foram 400 entrevistas individuais e domiciliares, com margem de erro estimada em 3,5% e intervalo de segurança de 95%. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Obras de arte em loja

Anterior

Advogado inadimplente não vota

Próximo

Você pode gostar

Comentários