Quatro imóveis construídos no início dos anos 1900 foram consumidos pelo incêndio no centro histórico de Belém, ontem ao anoitecer. Dois deles viraram cinzas, na rua XV de Novembro. Outros dois, localizados na rua João Alfredo, estão com enormes rachaduras em suas paredes. Todos foram vistoriados pela Defesa Civil Municipal e interditados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará, responsáveis também pelo laudo que deverá apontar a causa do sinistro.
A Comissão Municipal de Defesa Civil realizou vistoria nos casarões atingidos, e análise do engenheiro civil resultará em relatório técnico. O documento será entregue pela Prefeitura de Belém aos proprietários dos imóveis na próxima segunda-feira, 17.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já liberou o trânsito no Boulevard Castilhos França, para o acesso ao Complexo do Ver-O-Peso.
A Fundação Cultural de Belém comunicou oficialmente que a loja Fábio Variedades, onde começou o fogo, assim como as demais atingidas, está dentro do Centro Histórico de Belém, tombado como conjunto pelo Município. O Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel também vistoriou o local nesta sexta, para tomar ciência dos danos causados pelo incêndio no imóvel e na vizinhança. Por se tratar de edificações particulares, os proprietários serão notificados.
Comentários