0
 

Abaetetuba receberá um importante reforço em sua rede de saúde pública com a construção da Afya Clínica Médica, uma unidade de atendimento gratuito e multiprofissional, fruto de uma parceria estratégica entre a Faculdade de Ciências Médicas de Abaetetuba (Afya) e a Prefeitura Municipal.

Instalada em terreno doado pela Prefeitura de Abaetetuba, a unidade contará com ambulatórios em diversas especialidades, entre elas pediatria e clínica médica, além de atendimentos multiprofissionais.

A Afya Clínica Médica será também um espaço de aprendizagem prática e interdisciplinar para estudantes dos cursos da saúde da faculdade. Com o contato direto com a população e o trabalho supervisionado em diferentes especialidades, os alunos estarão integrados a um modelo de ensino através da vivência real no sistema público, em linha com as diretrizes da formação médica voltada para o SUS.

Durante visita às obras, a prefeita Francineti Carvalho destacou a importância da iniciativa: “é uma parceria importantíssima entre o município e a faculdade de ciências médicas. Um ambulatório que vai atender em diversas especialidades, ampliando o acesso e humanizando o cuidado.”

Para o diretor-geral da Afya Abaetetuba, professor Álvaro Pinto, a ação consolida o papel da instituição de ensino como parceira ativa da comunidade: “isso demonstra o compromisso da Afya, da Prefeitura, de levar nossos alunos para a prática nas UBSs, atendendo à população. É uma parceria que só tende a crescer.”

A construção da clínica se soma a um movimento mais amplo que vem sendo promovido pela gestão municipal para fortalecer o SUS em Abaetetuba. Na semana passada, foi realizada a segunda edição da mostra “Abaetetuba, aqui tem SUS!”, que apresentou 16 trabalhos inovadores desenvolvidos por servidores da saúde.

Destes, cinco experiências foram selecionadas como titulares e duas como suplentes para representar o município na Mostra Estadual do SUS, com expectativa de chegar à etapa nacional. A prefeita Francineti celebrou o protagonismo dos trabalhadores da saúde local: “é um orgulho ver nossos profissionais do SUS aliando conhecimento técnico, humanização e determinação para ofertar um serviço eficaz, adaptado à nossa realidade. O que foi apresentado é o resultado de um trabalho diário dos nossos profissionais de saúde do município. Eles escreveram sobre seus trabalhos foram escolhidos entre as 16 experiências apresentadas aquelas que irão para a etapa estadual. É o momento de prestigiar os trabalhadores do SUS, de valorizar o trabalho que eles exercem diariamente e dizer que no SUS também se produz ciência”.

 “IA – Inteligência Ancestral” no Teatro Cláudio Barradas

Anterior

Licenciatura Intercultural Indígena da Ufopa teve aula inaugural em Santarém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários