A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Brega no Pará é coisa séria. Tem Brega Pop, Brega Calypso, Brega Marcante, Brega Saudade, Tecnobrega, Melody, Tecnomelody … Verdadeiro hino (música oficial dos 400 anos de Belém), não há quem desconheça o clássico Ao Por do Sol, eternizado na…

Pará pede concessão da BR-163

FOTO:DANIEL NARDIN
O governador Simão Jatene foi, hoje, com o senador Flexa Ribeiro(PSDB) e os deputados federais Lira Maia(DEM) e Miriquinho Batista(PT), além do prefeito de Santarém, Alexandre Von(PSDB), tratar com o ministro dos Transportes, César Borges,  o secretário executivo do ministério, Anivaldo Vale, e o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, de estudos que estão sendo feitos pelo governo federal acerca da possibilidade de, após concluída a pavimentação da BR-163, a Santarém/Cuiabá – cuja previsão é para 2015 –, seja feita a concessão para melhorias de tráfego da rodovia, que vem registrando aumento considerável no transporte de carga de grãos para exportação, sobretudo para o porto de Miritituba, em Itaituba, e o porto de Santarém, a exemplo do trecho do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já contemplados. 

Ainda não há nada definido, mas existe o interesse da iniciativa privada, já manifestado, e experiências anteriores mostram a viabilidade do projeto, admite o ministro César Borges. Além disso, empresários chineses pretendem construir uma ferrovia no mesmo trajeto, o que não descartaria a concessão da rodovia. 

A bancada do Pará reivindicou que toda a extensão da BR-163 no trecho paraense seja contemplada. O governador Simão Jatene mostrou que Santarém polariza a região e que as melhorias teriam que ser integrais, ainda mais considerando o crescimento da região, os investimentos em execução, os previstos e a instalação de um Posto Avançado da Zona Franca de Manaus em Santarém. Ficou acertado que técnicos do Ministério dos Transportes vão reunir com empresas do setor que já demonstraram interesse em possíveis concessões na BR-163, mas que relutavam em levar os trechos até Santarém por conta do alto custo que seria exigido para duplicação. 

Jatene sugeriu um estudo que, com a BR-163 já pavimentada, nos trechos de subidas, descidas e áreas urbanas seja construída uma terceira pista, de modo a melhorar o tráfego e permitir o deslocamento de cargas com segurança, sem que o custo seja proibitivo.
O ministro dos Transportes elogiou a iniciativa do Governo do Pará e da bancada em apresentar, desde as primeiras ações preparativas para os estudos preliminares, o posicionamento do Estado, a realidade e a necessidade local e prometeu se empenhar. Vamos acompanhar e cobrar.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *