Durante o jogo entre Remo e Paysandu, o primeiro Re-Pa do ano, neste domingo (23), a partir das 17h, no Mangueirão, pela sétima rodada do Campeonato Paraense de Futebol, uma ação do Tribunal de Contas do Estado e da Federação Paraense de Futebol dará visibilidade ao Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, iniciativa do TCE-PA no enfrentamento ao racismo.
O Pacto é coordenado pela Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) e foi lançado em maio de 2024 com o propósito de contribuir e fomentar a promoção da equidade racial no território paraense por meio da atuação em rede entre as instituições participantes, com enfoque em ações pedagógicas e orientadoras. O propósito principal é estabelecer elos, fomentando atuação conjunta em ações concretas que desarticulem o racismo e promovam a equidade racial em seus ambientes, compartilhando os recursos e os conhecimentos necessários para que cada organização desenvolva suas próprias estratégias.
Mais de 40 instituições já são parceiras, entre elas o Governo do Pará, o Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Instituto Rui Barbosa, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, Tribunal de Justiça do Pará, Ministério Público do Estado do Pará, Assembleia Legislativa, Agência Nacional de Inteligência, Defensoria Pública do Estado, Universidade Federal do Pará, OAB/PA e FPF. Os interessados em aderir ao Pacto devem contactar o TCE-PA pelo equidaderacial@tcepa.tc.br.
Comentários