A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz fecha o IV Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém com um concerto especial, neste sábado (21), às 20h, no Theatro da Paz, regida pelo maestro Agostinho da Fonseca. O repertório transita entre o regional e o erudito, destacando a versatilidade da clarineta com participações de solistas consagrados como Marcos Cohen, Thiago Lopes, João Marcos Palheta, Herson Amorim, Ariane Rovesse e Patrick Viglioni, incluindo peças emblemáticas como “Quando canta o Uirapuru” e “Lenda do Boto”, de Wilson Fonseca, sugeridas pelo maestro Agostinho, neto do maestro Isoca.
O programa inclui quatro peças para clarinete solo de diferentes estilos e épocas. A mais antiga, de 1811, é do compositor alemão Carl Maria von Weber, conhecida por ser “bem virtuosística, e que vai encerrar o concerto em grande estilo”, aposta o maestro, que também destaca o “Concerto para Clarineta”, de Aaron Copland, composta nos anos 1950, e que traz uma linguagem mais contemporânea e também exige grande habilidade tanto do clarinetista quanto da orquestra.
Será executada também a “Sinfonia Concertante Op. 2”, de Ludwig Schindelmeisser, por Marcos Cohen, Thiago Lopes, João Marcos Palheta e Herson Amorim. Além disso, a compositora francesa Yvonne Desportes será representada com uma obra para clarone, o clarinete baixo, abrindo os solos de clarinetes.
O encontro promoveu, durante quatro dias, recitais e masterclasses, reunindo músicos de diversas partes do mundo. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Academia Paraense de Música, Theatro da Paz, Fundação Cultural do Pará e UFPA, com apoio do Banpará e Casa do Gilson.
Ingressos à venda no site Ticket Fácil e na bilheteria do teatro a partir das 9h do dia da apresentação.
Comentários