0

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Pará deflagrou, nesta quarta-feira (4), a operação “Saldo Devedor” em cinco Estados brasileiros. Foram presos 35 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e com a organização criminosa Comando Vermelho. A investigação da Ficco do Pará identificou 52 tesoureiros regionais e cumpriu mandados de busca e apreensão e prisão preventiva também em cidades do Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Amapá. Em Belém, foram presas sete pessoas; duas em Santarém; três em Oriximiná; uma em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira; uma em Curuá; uma em Garrafão do Norte; uma em Benevides; uma em Laranjal do Jari; uma em Barcarena; uma em Bragança; uma em Faro; uma em Maracanã; e uma em Breu Branco. Com a análise do material apreendido, foi possível identificar outros participantes do grupo criminoso.

Nove mandados foram cumpridos em estabelecimentos prisionais (PA, SC e RJ). Em Belém, por exemplo, um alvo teve três mandados de prisão, enquanto em Sinop (MT), J.C.S., de 24 anos, procurado por furto qualificado e por integrar organização criminosa, especializado na subtração de armas de fogo e munições no Estado do Pará, foi preso. Estes criminosos tinham como função arrecadar dinheiro para a organização e prestar contas à tesouraria geral. Também são responsáveis por extorsões e homicídios.

A Operação Saldo Devedor é parte da estratégia da força-tarefa formada pela Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e a Secretaria de Administração Penitenciária. O objetivo principal é combater de forma coordenada o crime organizado no Pará, especialmente o tráfico de drogas, facções criminosas e os conflitos violentos causados por essas organizações. Em novembro explodiu a violência, resultando em várias execuções de policiais com uso de fuzis.

O delegado da PF Lucas Sales destacou a dimensão da operação: “Esta é uma operação integrada, não apenas na fase de deflagração, mas também durante a investigação. A FICCO do Pará tem realizado diversas ações na região de Belém e na região metropolitana. Porém, esta operação tem uma abrangência ainda maior, alcançando diversas localidades no interior do estado e em outros estados brasileiros.”

CCBEU, Embaixada dos EUA e IFPA lançam projeto Jovens Escritores

Anterior

Reviravolta no caso Fiepa

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários