Publicado em: 27 de janeiro de 2026
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Nêmesis, de combate a crimes ambientais e a usurpação de bens minerais da União. A investigação apura um esquema de extração e a comercialização ilegal de manganês em larga escala na zona rural de Marabá, sudeste do Pará, com destino à China.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Belém, Parauapebas (PA), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.
Durante as diligências, foram apreendidos um helicóptero, um carro, joias e outros bens de alto valor. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de R$ 24 milhões.
As investigações indicam que a organização criminosa extraía o minério clandestinamente e o comercializava utilizando notas fiscais “esquentadas” para viabilizar a exportação fraudulenta. O esquema movimentou valores milionários, envolvendo a atuação coordenada de mineradoras, intermediários logísticos e operadores financeiros.
A PF apurou ainda que os investigados mantinham uma estrutura para mascarar a origem ilícita do minério, burlando a fiscalização tributária e ambiental. A mineração ocorria em áreas sem título minerário válido e sem autorização dos órgãos competentes.
A Operação Nêmesis é um desdobramento de ações anteriores contra a mesma modalidade criminosa, como as Operações Dolos I e II, deflagradas ao longo de 2024.















Comentários