0
 



O Ministério Público do Pará, por meio do Grupo de Atuação Especial Anticorrupção – Gaeco, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional – GSI, deslanchou hoje, 30, a Operação Fachada 5. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, além de um mandado de afastamento de função pública, em Mãe do Rio e em Concórdia do Pará, expedidos pelo Juízo de Mãe do Rio. O alvo é uma associação criminosa responsável por fraudes sistemáticas a procedimentos licitatórios e contratos administrativos para o desvio de recursos públicos.

A investigação deriva da Operação Fachada, deflagrada pelo Gaeco em 2023, cujo foco era a apuração de fraudes a procedimentos licitatórios no município de Magalhães Barata. A análise do vasto material probatório coletado na época, incluindo documentos, bens, valores e equipamentos eletrônicos, revelou indícios robustos de que o grupo criminoso atuava de forma mais ampla, com ramificações em diversos municípios paraenses, dentre os quais Mãe do Rio e Concórdia.

Um núcleo de empresas controladas por um dos investigados, algumas registradas em seu próprio nome e outras em nome de funcionários que atuam como “laranjas”, e uma rede expansível de empresas coligadas, pessoas jurídicas de terceiros, participavam dos certames de forma a simular uma concorrência na realidade inexistente, conferindo aparência de legalidade às fraudes.

Foram apreendidos documentos, valores em espécie, equipamentos eletrônicos e telefones celulares. As investigações prosseguem em segredo de justiça. 

Walbert Monteiro lança “Reflexões Apenas”

Anterior

58ª edição do Circular Campina Cidade Velha

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários