0
 

A operação conjunta foi destinada a coibir o avanço do garimpo ilegal na região de Igarapé Gelado, em Parauapebas(PA), às margens da Floresta Nacional de Carajás.

Em área de difícil acesso, as equipes localizaram maquinário de grande porte, veículos, motores estacionários, cavas de extração de ouro e acampamentos de apoio aos trabalhadores. Foram inutilizados no local seis escavadeiras hidráulicas, quatro mil litros de combustível e dez motores-bombas, conforme previsto em lei, diante da impossibilidade de remoção dos equipamentos.

Através de georreferenciamento, a PF estima que o garimpo ilegal atinja uma área de 8 km de extensão. Os resíduos provenientes da atividade clandestina estão se sedimentando e desaguando nos leitos de rios da região, em especial no Rio Azul, afluente do Rio Itacaiúnas, que deságua no Rio Tocantins.

Inquéritos estão em andamento para identificar e responsabilizar os líderes dos garimpos ilegais e apurar os graves danos ambientais causados pela contaminação por mercúrio nos solos e afluentes que abastecem a região.

Câmara aprova PL da Devastação às vésperas da COP30

Anterior

Roda de conversa com mulheres cuidadoras debate sobrecarga feminina

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários