0
 

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nos estados do Pará e Tocantins, e prendeu em flagrante uma pessoa por porte ilegal de arma de fogo, nesta sexta-feira (8).

A Operação Cupim de Aço apura o financiamento a garimpos ilegais no entorno da Terra Indígena Apyterewa.

As mídias, veículos, joias, armas e outros elementos apreendidos serão periciados.

Foram três mandados no distrito da Taboca, no município de São Félix do Xingu; e dois alvos no Tocantins, em Araguaína e em Campos Lindos.

A investigação começou após a descoberta de crimes ambientais na região, por meio de monitoramento remoto. Em maio do ano passado, a PF identificou um garimpo ilegal de cassiterita em plena atividade, apontou os donos (financiadores) e o arrendatário da terra.

As investigações terão continuidade para identificar o volume do prejuízo e da degradação ambiental, outros pontos de garimpo e demais envolvidos.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Salomão Habib, criador do Projeto “Cantar-o-Lar”, é referência em livro didático

Anterior

Lula sanciona PL da Devastação com 63 vetos

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários