0
 

A Polícia Federal protagonizou hoje a Operação Castelo de Fogo, contra esquema de grilagem em glebas federais, desmatamento ilegal em larga escala e fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) na região de Castelo dos Sonhos, em Altamira (PA).

Entre 2019 e 2024 houve extenso desmatamento com uso de fogo, destinado à conversão da floresta nativa em pastagens, além de invasão e apropriação irregular de áreas da União com a utilização de terceiros (“laranjas”) e informações ambientais falsas para ocultar a posse real das áreas e dificultar a fiscalização. As áreas atingidas somam mais de 40 mil hectares de terras federais.

A Justiça Federal determinou bloqueios e sequestro de bens e valores, no total de R$ 504.080.956,37, relativos a apenas um dos núcleos investigados.
Os valores somados ultrapassam R$ 1,3 bilhão, refletindo a gravidade dos prejuízos ambientais e patrimoniais ao patrimônio público federal.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos para coleta de documentos, mapas, mídias e registros que auxiliem na confirmação do esquema criminoso, bem como na responsabilização de todos os envolvidos.

Não se sabe a razão de a PF ter demorado quase seis anos para fazer a operação.

Pobre aqui não fica…

Anterior

Operação Raízes Ocultas no Pará e Mato Grosso

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários