Por conta das ondas muito altas e vento forte, as empresas Henvil e Navegação Ferreira alteraram o horário de viagem dos ferry boats e da lancha expresso Ana Beatriz 6 ao arquipélago do Marajó, no trecho Icoaraci e o porto da Foz do Rio Camará, à noite.
O empresário Daniel Pereira, da Henvil, publicou aviso de que a partir do dia 1° de novembro a viagem de sexta-feira à noite entre Icoaraci e Camará será suspensa até o final de dezembro, quando a variação da maré volta a reduzir. O cancelamento não altera o cronograma dos passageiros, já que a viagem era destinada somente para cargas e realizada no período noturno, de maior risco à navegação.
As demais viagens estão mantidas, inclusive a de segunda-feira de manhã, entre Camará e Icoaraci, que chegou a ser anunciada como suspensa. Após pedido dos passageiros, a empresa optou por manter o trecho. Para evitar riscos, a Henvil vai enviar a balsa vazia de Belém para o Marajó durante a madrugada.
Desde 2017 a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) baixou uma portaria orientando os marinheiros que navegam pela baía do Marajó entre setembro e dezembro, quando, historicamente há um aumento na ondulação, oferecendo riscos especialmente à tarde e sugere a interrupção de viagens em casos mais severos.
A baía do Marajó é banhada por rios e pelo Oceano Atlântico, e o desmatamento na região tem contribuído para o aumento da erosão e da quantidade de sedimento na água.
Comentários