0
O sagrado e o profano do Círio de Nazaré serão transportados para o bairro do Umarizal, em Belém, nesta quinta, 7, durante o espetáculo de rua “Ode ao Círio”, promovido pelo Instituto Universidade Popular. A apresentação será a partir das 20 h, em plena Av. Senador Lemos, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas.
Elementos que ornamentam a caminhada de fé, como os brinquedos de miriti, os romeiros, a corda, o Ver-o-Peso, o Bar do Parque e a Festa da Chiquita vão compor o cenário que levará o público presente a rememorar – a três dias da procissão – o universo cultural que envolve o Círio. Tudo para homenagear, através da arte, a maior manifestação religiosa do povo paraense e valorizar o talento de artistas da terra.
Assim como o próprio Círio, o espetáculo mescla, em seu roteiro cênico, o sagrado e o profano, através de diversas linguagens da arte, como o teatro, a literatura, a música e a dança.
A “Ode ao Círio” reunirá cerca de 30 artistas, em uma hora de encenações teatrais, apresentações musicais e performances coreográficas, fruto de intercâmbio entre Unipop, Fundação Curro Velho, Escola de Teatro e Dança da UFPA e grupo Cuíra.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Vencendo a Aftosa

Anterior

Garoto desaparecido

Próximo

Você pode gostar

Comentários