0

No começo da noite de hoje, sexta-feira, 18 de outubro, os amantes da astronomia têm um programa imperdível: poderão observar o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan – ATLAS), conhecido como o “cometa do século”, e também a superlua em um evento gratuito, oferecido pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que começará às 18h30 (com fechamento dos portões às 20h30), com entrada limitada a 500 pessoas. Quem garantir seu lugar poderá desfrutar da visualização dos fenômenos astronômicos com o auxílio de equipamentos especializados e o acompanhamento de astrônomos e cientistas do CCPPA, que darão explicações detalhadas sobre os eventos observados.

O cometa C/2023 A3, cuja sigla indica um objeto não periódico descoberto em janeiro de 2023, é considerado por muitos especialistas como o cometa mais brilhante deste século. Ele estará visível no céu logo após o pôr do sol, na direção oeste, próximo às constelações de Serpente e Ofiúco. Essa é uma oportunidade rara para os parauaras observarem um fenômeno astronômico de tamanha magnitude. A luminosidade do cometa C/2023 A3 é excepcional, algo que não se vê há décadas no céu do Pará.

Além do cometa, os visitantes também poderão observar a superlua cheia, fenômeno que ocorre quando a lua atinge seu perigeu — ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Nessa posição, a lua aparece maior e mais brilhante no céu, proporcionando uma visão extraordinária, ainda mais marcante que a lua cheia tradicional. O telescópio do CCPPA permitirá que os visitantes apreciem todos os detalhes dessa superlua.

O Planetário do Pará fica na Av. Augusto Montenegro, s/n – Km 03 – Mangueirão, Belém – PA.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Diálogos sobre o Patrimônio no Theatro da Paz

Anterior

Centro promove inclusão digital de crianças e idosos em Santarém

Próximo

Você pode gostar

Comentários