Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Óbidos e Oriximiná com linhão de Tucuruí


Depois de décadas de justos reclamos, Óbidos e Oriximiná, municípios do oeste do Pará – que eram atendidas por meio de sistema isolados, com energia elétrica de usinas termelétricas – estão no Sistema Interligado Nacional. Além das subestações, também foram construídos mais de 80 Km de linhas de transmissão para conectar as cidades. Cerca de 9.700 famílias em Oriximiná e em torno de 10.200 famílias em Óbidos são beneficiadas. Agora, empresas de médio e grande porte podem se instalar na região, gerando emprego e renda para a população local.  O governador Simão Jatene entregou a subestação e visitou as obras na captação, tratamento e distribuição da Cosanpa, uma Unidade Integrada Pro Paz que está quase pronta,  o asfaltamento no bairro do Penta e inaugurou a reforma da Praça Santo Antônio, que somam mais de R$ 25 milhões em investimento em Oriximiná, além dos R$40 milhões na interligação ao sistema elétrico.

A ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água, através do PAC I e II, inclui a readequação do projeto executivo. A obra foi iniciada em abril deste ano e tem 12,74% executados. São duas etapas. Uma delas prevista para ser entregue em 2016 e outra em 2017. Os 53 mil metros de tubulação e mais de 11 mil ligações deverão resolver de vez o problema de água em toda Oriximiná. “As contrapartidas do Governo do Estado estão sendo pagas normalmente e a obra segue dentro do cronograma de entrega”, garante Augusto Silva, engenheiro responsável pela obra. Na foto, Jatene e o chefe da Casa Civil, José Megale, com os vereadores de Oriximiná Francisco Florenzano, Xito Viana e Neto Andrade, e o ex-prefeito Argemiro Diniz, lideranças políticas que há muitos anos andam de seca a meca pedindo esses benefícios.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *