De autoria do médico e escritor José Maria de Castro Abreu Jr., a obra O Vírus e a Cidade está à venda no estande do Instituto Histórico e Geográfico do Pará na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que encerra neste domingo. Uma cidade com sérios problemas sociais acometida por uma pandemia mortal, uma medicina dividida em debates nem sempre producentes. Parece muito com a Covid 19, mas trata-se de Belém em 1918 durante a passagem da Gripe Espanhola. Como a cidade atravessou aqueles meses? Uma certeza é que a história tende a se repetir quando não buscamos aprender com ela.
Instituições e Personagens- Histórias da Medicina no Pará, dos médicos escritores Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Jr. é um livro feito de diversas histórias do Pará e dos paraenses, vistas pelos olhos nem sempre bondosos da medicina. As primeiras organizações médicas do estado, o início do ensino médico na Amazônia, a construção do hospital Barros Barreto, bem como personagens significativos como Gama Lobo, Afrânio do Amaral, Camilo Salgado e Ana Turan, a primeira médica da Amazônia estão na obra.
Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Universidade do Pará 1950-1971. Autores: José Maria de Castro Abreu Junior e Aristóteles Guilliod de Miranda. Uma história da cidade de Belém nos anos 50 e 60 vista pelas janelas da Faculdade de Medicina mais antiga da Amazônia. No âmbito local uma sociedade que passava por profundas transformações, no âmbito nacional as mudanças desde antes do governo JK até os governos militares influenciando no ensino médico em uma Belém ainda provinciana que hoje talvez só exista na memória dos que estavam lá.
Comentários