O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

O mirim e o açu




Pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (Projeto Tamanduá) vêm ao Pará nesta quarta, 17, em busca de novas informações sobre o menor tamanduá do mundo, o Cyclopes didactylus. Conhecido como tamanduaí, pesa em média 300 gramas e mede cerca de 20 centímetros, descontando o tamanho da cauda, que pode ter o mesmo comprimento; tem hábitos noturnos e se alimenta basicamente de formigas e cupins.


A expedição vai entrevistar as comunidades que vivem na Reserva Biológica do Rio Trombetas, em Oriximiná, santuário ecológico com mais de 400 mil hectares de bioma protegido e que abriga animais como a tartaruga-da-Amazônia.
Os ribeirinhos conhecem o comportamento do tamanduaí, os sons que ele emite e as árvores em que pode ser encontrado na floresta.


O tamanduá-bandeira, que pode pesar 50 kg e medir até 2 metros, contando a cauda, está ameaçado de extinção, segundo o Ibama.

Vejam que lindos. As fotos são do Projeto Tamanduá.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *