0

Três candidatos a prefeito, 68 a vereadores e um batalhão de cabos eleitorais estão inconsoláveis em Santarém. É que, acatando pedido de reconsideração do Procurador Regional Eleitoral, Ubiratan Cazetta, o TRE-PA suspendeu as eleições municipais de Mojuí dos Campos, marcadas para o próximo dia 28 de março.

O fundamento: a Constituição Federal manda que as eleições sejam simultâneas em todo o País – e a exceção é só em caso de anulação de pleito. O TSE tomou idêntica decisão em 11 de fevereiro deste ano, em relação a município do Mato Grosso do Sul.


Mojuí dos Campos foi criado pela lei estadual 6.268/1999. Em 5 de dezembro do mesmo ano um plebiscito ratificou o desmembramento. O TSE homologou o resultado em 2009. A resolução 4.754 do TRE-PA determinou as eleições, definindo o calendário geral. Se mantida a decisão, Mojuí dos Campos continua sob jurisdição de Santarém até que as eleições.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Cantoria

Anterior

O mirim e o açu

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *