Publicado em: 23 de setembro de 2025
O arraiais do PT parauara estão em chamas. Arde intensamente o fogo amigo e o serpentário se agita. É que, como até as pétalas do palco da Mariah Carey sabem, dois deputados federais do partido – Airton Faleiro e Dilvanda Faro, cada um representando uma corrente – desobedeceram a orientação nacional e votaram a favor da PEC da Blindagem, uma das iniciativas mais vergonhosas do Legislativo nacional de todos os tempos, que, para agravar ainda mais a indignação de todos os paraenses, é iniciativa da lavra do deputado federal Celso Sabino (União-PA), que está com as horas contadas no Ministério do Turismo e já se lançou pré-candidato ao Senado.
Airton mudou de voto no segundo turno mas, como toda emenda, ficou pior do que o soneto. A repercussão foi brutal dentro dos grupos do PT. A militância, revoltada, não se calou e nem a sociedade. Aí – pah! – vai o ex-senador e atual superintendente da Sudam Paulo Rocha discursar no carro-som durante a manifestação de rua no domingo, na Praça da República, em Belém, e mete a lenha nos seus, aos quais chamou de traidores, pedindo inclusive expulsão.
A rebordosa veio logo. O senador Beto Faro escalou a coordenadora de seu mandato para responder via redes sociais. O texto atingiu cirurgicamente Paulo Rocha, ao qual atribuiu contradição grave em relação à sua própria trajetória, tachando-o de ingrato e oportunista. Raí Moraes, vice-presidente do PT Pará, também postou longa nota historiando as décadas de luta do PT, na tentativa de empanar a desastrosa – e desastrada – votação.
Faleiro admitiu o erro e pediu desculpas publicamente, mas Dilvanda ignorou totalmente os companheiros, fechou os comentários de suas redes sociais e fez uma postagem dizendo que tinha “pegado uma virose braba”, antecipara a ida para Brasília e que por isso não estaria em Belém na segunda-feira, 22. Só que postou fotos toda feliz, semblante saudável e sorridente dentro do avião, sem máscara para evitar expor os demais passageiros, e depois festejando em família. De modo que se depreende que a tal virose da deputada esposa do presidente do PT Pará não a impediu dos prazeres domésticos e ainda lhe deu forças para terminar o dia em outro post chamando o Paulo Rocha de falso moralista. A seguir, cenas dos próximos capítulos. ai, ai…

Comentários