Publicado em: 13 de maio de 2017
Ontem, um ataque cibernético em sites internacionais, com quedas dos portais das filiais de diversas companhias estrangeiras, fez com que os tribunais brasileiros tirassem do ar seus sistemas, inclusive e-mails. O TRT da 8ª Região enviou aviso a todos os advogados acerca de suas medidas preventivas, a previsão de retorno de uso da internet na segunda-feira(15) e a expedição de certidão de indisponibilidade do PJe, contando do horário de efetivação do bloqueio. O TJE-PA também informou suas providências de segurança a fim de mitigar riscos de invasão. O Ministério Público do Estado de São Paulo, o TJE-SP, o INSS e muitos outros órgãos tiveram seus sites paralisados.
Houve ataque massivo de hackers e os relatos indicam que os computadores foram bloqueados e exigido pagamento de US$ 30 por computador, em bitcoin, para liberação.
WannaCry é o ransomware que colocou boa parte do mundo (incluindo o Brasil) em caos, afetando principalmente a Europa. Trata-se de um malware (infiltração maliciosa) que “sequestra” arquivos das máquinas ao criptografá-los, e, depois, pede dinheiro para devolvê-los com a extensão. O WCRY utilizou exploits (vulnerabilidades) do Windows Server 2003 e se infiltrou pelo código remoto em execução SMBv2 do sistema operacional. Mas a Microsoft já lançou patches (programas para corrigir problemas) a fim de prevenir ataques como esse.









Comentários