No período de 10 a 28 de agosto, o navio-hospital-escola Abaré começa nova expedição, oferecendo a 75 comunidades do rio Tapajós nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra serviços de atenção básica à saúde: consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, coleta para exame de PCCU, testes rápidos de Covid-19, HIV, sífilis e hepatite, exames de laboratório – bioquímicos e hematológicos – e dispensação de medicamentos. A equipe também vai realizar exames de ultrassonografia, com a utilização de aparelho portátil.
A expedição conta com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a participação de professores de diferentes especialidades (médicos, fonoaudiólogos e odontólogos), além de estudantes do 6º ano de Medicina, que deverão integrar a equipe do Abaré na expedição, juntamente com as secretarias de Saúde dos três municípios.
Outra novidade é a parceria com o projeto Semear Sorriso, que doou quinhentos kits com escova de dente e creme dental para serem distribuídos às crianças ribeirinhas.
O consultório odontológico vai atender em duas etapas. Na primeira, até o dia 19, terá equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém. Nos dias seguintes, vai atuar uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), também parceira na ação.
