Publicado em: 13 de março de 2026
O Ministério Público do Estado do Pará empossou nesta sexta-feira, 13, os promotores de Justiça Nilton Gurjão das Chagas e Agar da Costa Jurema no cargo de procuradores de Justiça. A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho, presidente do Colégio de Procuradores, e compuseram a mesa oficial o desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., representando o Tribunal de Justiça do Estado; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Gluck Paul, que representou o governador Helder Barbalho; o corregedor-geral do MPPA, Eduardo Barleta; o secretário em exercício do CPJ, procurador Hezedequias Costa; o ouvidor-geral do MPPA, procurador Cláudio Melo; a presidente da Ampep, Ana Maria Magalhães; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado Stanley Botti Fernandes.
O PGJ Alexandre Tourinho destacou a relevância do momento para o fortalecimento institucional do Ministério Público, ressaltou o papel estratégico do Colégio de Procuradores de Justiça e parabenizou os novos integrantes.
“Chego hoje ao último degrau desta carreira que escolhi aos 25 anos de idade, com o coração cheio de ideias e a certeza de que o direito poderia ser instrumento de justiça e de dignidade humana. Aprendi que o Ministério Público não é apenas uma carreira, é uma vocação. O promotor de justiça, antes de ser titular de um cargo, é guardião de uma promessa feita à sociedade. Prometo que farei de tudo para que o Ministério Público do Pará continue sendo reconhecido como uma instituição de referência na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais. Prometo que não medirei esforços para que a justiça seja sempre o norte da minha atuação”, declarou o procurador de Justiça Nilton Gurjão das Chagas.
Ana Maria Magalhães realçou ser momento simbólico para todo o MPPA. “A ascensão ao segundo grau representa a experiência acumulada ao longo de anos de dedicação e o compromisso com a justiça. Hoje celebramos dois profissionais cuja trajetória é inspiradora para todos os colegas, especialmente os mais jovens”.
Agar da Costa Jurema ingressou no MPPA em 1985. Atuou nas comarcas de Anajás, São Domingos do Capim, Inhangapi e Breves, até chegar a Belém, onde exerceu funções em diferentes promotorias, incluindo áreas ligadas aos direitos constitucionais, patrimônio público e fazenda pública. Respondeu pela chefia da Secretaria-Geral do MP e pela chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Foi promovida pelo critério de antiguidade.
Nilton Gurjão das Chagas ingressou no MPPA em 1990. Antes, atuou como advogado e delegado de polícia. No Ministério Público, construiu trajetória voltada à defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade paraense. Era titular da 2ª PJ do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo de Belém. Sua promoção foi por merecimento.















Comentários