0
 

Uma releitura teatral que atravessa o sertão nordestino e chega aos territórios ribeirinhos da Amazônia será apresentada neste sábado, 31 de janeiro, em Santarém. O espetáculo “Morte e Vida Amazônida” estreará no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), às 19h, com entrada gratuita e interpretação em Libras.

A montagem é fruto da oficina formativa “Vida e Morte Amazônida” e do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Jovens e Adultos do Teatro Iurupari. A proposta parte de uma leitura crítica da obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, aproximando a narrativa do poeta pernambucano das realidades sociais vividas nas áreas rurais da Amazônia, com recorte específico para o contexto de Santarém e região.

Ao dialogar com a atemporalidade do texto original, a encenação desloca a jornada do retirante nordestino para o cotidiano amazônida, evidenciando como as desigualdades, as lutas por sobrevivência e as relações sociais retratadas por João Cabral continuam presentes em outros territórios brasileiros, ainda que em cenários distintos.

O espetáculo é a culminância de um processo formativo que se estendeu de julho a dezembro de 2025. A oficina teatral “Vida e Morte Amazônida” reuniu jovens e adultos interessados em vivenciar a prática cênica de maneira amadora, com foco na valorização da produção teatral local e no fortalecimento da cena cultural santarena.

A iniciativa integrou um dos projetos contemplados pelo edital nº 04/2025 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Pará, executado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Nova Amazônia (INÃ). O apoio permitiu que a formação artística ocorresse de forma acessível e gratuita, ampliando o alcance cultural na região.

O processo também se conecta à trajetória do Teatro Iurupari, projeto de extensão universitária da Ufopa que atua há 11 anos na iniciação teatral de jovens e adultos. Com atividades abertas à comunidade e realizadas dentro dos espaços culturais da universidade, o grupo se consolidou como um espaço de formação artística livre, estimulando a participação popular e o desenvolvimento de linguagens cênicas locais.

A montagem apresentada neste sábado sintetiza esse percurso pedagógico e artístico, ao transformar a experiência formativa em uma obra coletiva, construída a partir das vivências dos participantes e da leitura amazônica de um clássico da literatura brasileira.

Serviço:

Espetáculo: Morte e Vida Amazônida
Data: 31 de janeiro de 2026 (sábado)
Horário: 19h
Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon, Ufopa, Santarém
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Intérprete de Libras

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

TRT8 lembrou Ir. Henriqueta no Dia de Combate ao Trabalho Escravo

Anterior

Só duas capitais brasileiras têm perdas de água na distribuição inferiores a 25%

Próximo

Você pode gostar

Comentários