0
 

A empreendedora marajoara Lucy Silva, idealizadora do empreendimento gastronômico Égua do Mingau, foi reconhecida como “Empreendedora Destaque” no dia 5 de dezembro durante o evento de premiação do projeto “Um Gás para o Seu Negócio”, promovido pela Coca-Cola Foundation, em parceria com a Aliança Empreendedora e realizado no Rio de Janeiro.

O reconhecimento ocorreu ao final de cinco dias de imersão, formação e trocas entre mulheres empreendedoras de diferentes regiões do país. Ao longo de todo o encontro, Lucy apresentou um modo de empreender respeitando sua origem marajoara, construída a partir do território, da cultura alimentar amazônica e da inovação social. Durante o evento, a empreendedora conduziu uma vivência gastronômica, na qual preparou mingau de crueira com açaí. 

Após a premiação, Lucy inaugurou a loja colaborativa Cueira, localizada no bairro do Marco, em Belém, na Travessa Humaitá, nº 2331. O espaço integra a gastronomia afetiva do Égua do Mingau ao acolhimento de negócios criativos de mulheres da Amazônia, oferecendo um ponto de venda físico, organizado e seguro, sem os custos elevados de uma loja própria. A proposta fortalece a economia colaborativa e cria redes de apoio entre empreendedoras.

Além da loja já em funcionamento, ela também desenvolve o projeto “Caminhos do Negócio – Formação em geração de renda e negócios locais no Marajó”, atualmente em fase de articulação e busca de parcerias. A iniciativa prevê cursos, oficinas e atividades práticas voltadas ao fortalecimento de capacidades empreendedoras a partir da realidade marajoara, respeitando os saberes locais e estimulando iniciativas econômicas sustentáveis. O início está previsto para 2026, com articulações junto a instituições, prefeituras e secretarias estratégicas, e potencial de replicação em outros territórios amazônicos.

Fotos: Arquivo pessoal

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Sobre ruído, monstros e moinhos de vento

Anterior

Justiça manda Norte Energia garantir água potável a famílias afetadas por Belo Monte

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários