Publicado em: 3 de dezembro de 2025
Mbarayó (Marajó) em Tupi-Guarani significa “anteparo do mar“, ou “barreira do mar“
A exposição Encontro nas águas, do arquiteto urbanista e fotógrafo Paulo Ribeiro, abre nesta quinta-feira, 4, na Casa Namata, em Belém do Pará. São 15 fotografias dos últimos oito anos, nas vilas de Joanes e Água Boa e nos municípios de Soure e Afuá, que mantêm as águas como elemento central, local do encontro de gerações de marajoaras. A mostra foi aberta no último dia 29 no Espaço Cultural da Casa da Beira, em Joanes, município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó.
Paulo Ribeiro conta que desde sua tenra infância percebeu que a força das águas no território marajoara, as chuvas, as marés, as cheias, ou mesmo a sua ausência, em severos períodos de estiagem, sempre definiram os tempos e o ritmo de seu povo, de sua fauna e de sua flora. “O tempo de colher, de parir, de florescer, de desovar, de pescar, de brincar ou simplesmente de apreciar dão forma ao território que se materializa em ciclos harmônicos determinados pelas águas, celebrada e cantada em prosa e verso. Nos campos, nas várzeas, nos igarapés, nas praias ou no grande rio mar que abraça toda borda oriental da ilha, as águas são vida, refúgio e refrigério, caminho que dá o sustento, que une o lúdico e o religioso, que mantem tradições, que brinda a fé de um povo”.
“ Quem manda no Marajó é a maré, quem manda na maré é a lua” (Música Barreira do Mar, Grupo Sancari)
Paulo Ribeiro tem especialização em Planejamento e Administração de Transportes Urbanos pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PGEDAM/NUMA UFPA). É professor efetivo da FAU/UFPA e servidor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) à disposição da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran).
Confiram algumas das fotos na exposição.


















Comentários