A deputada Lívia Duarte, líder do PSol e presidente da Comissão de Cultura da Alepa, foi muito abraçada pelos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e professores que durante 29 dias realizaram um movimento de amplitude estadual pela educação no Pará, e ganhou da liderança indígena Alessandra Korap um par de brincos confeccionado por ela, com alta significação. Lívia votou contra as mudanças na Lei do Magistério, em dezembro do ano passado, acompanhou diariamente o movimento e até dormiu na ocupação, com os indígenas, tendo participado de todas as tentativas de diálogo junto ao governo do estado e à presidência da Alepa.
Na tribuna, ela lembrou que ali em frente à sede do Legislativo estadual irrompeu a Cabanagem, há 190 anos, e naquela praça Dom Pedro II os cabanos venceram o Império. Tanto quanto em 1935, Livia afirmou a revolta popular vitoriosa, como demonstração de força, identidade cultural e coragem dos povos originários e tradicionais.
Hoje (13), ela esteve mais uma vez na Seduc, desta vez participando das reflexões sobre o movimento, apoiando a fase de desmobilização e o retorno das etnias aos seus respectivos territórios.
Comentários