Publicado em: 11 de novembro de 2025
O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho escolheu, hoje (11), em votação secreta, os nomes da lista tríplice para a vaga de ministra destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga: as desembargadoras Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA), Maria de Nazaré Medeiros Rocha, do TRT da 8ª Região (PA/AP), e Márcia Regina Leal Campos, do TRT 1ª Região (RJ).
Em outubro, oito desembargadoras e 15 desembargadores de Tribunais Regionais do Trabalho se candidataram à vaga. A lista segue para apreciação do presidente da República, a quem caberá a indicação.
É a chance de finalmente uma mulher da Amazônia parauara alcançar um tribunal superior. A Desa. Maria de Nazaré Medeiros Rocha é mestra em Direito com área de concentração em Direitos Humanos e tem se destacado em questões de alta repercussão envolvendo o meio ambiente do trabalho.
Antes da magistratura, ela atuou como servidora concursada do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social, lotada na Procuradoria do IAPAS em- Belém, de 1985 a junho/1994, quando começou sua carreira de magistrada trabalhista como juíza substituta.Em 1995 passou ajuíza titular da Única Vara do Trabalho de Laranjal do Jari(AP), e depois titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá(AP), até julho/1998, quando foi para o Marajó, como titular da Única Vara do Trabalho de Breves (PA). Em julho de 2003 assumiu a titularidade da Única Vara do Trabalho de Castanhal (PA) e em novembro/2003 passou a titular da 7ª Vara do Trabalho de Belém. Alcançou o Desembargo em maio/2022.
A indicada passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, após a aprovação, o nome será submetido ao plenário antes da nomeação pelo presidente Lula.









Comentários