0
 

A cantora, compositora, atriz e política brasileira Leci Brandão, deputada estadual (PcdoB-SP), militante histórica do movimento negro e dos direitos das mulheres, referência na luta antirracista e na defesa da cultura popular brasileira, recebeu da Universidade Federal de São Carlos o título de Doutora Honoris Causa, por sua trajetória na promoção da cultura negra, dos direitos humanos e da inclusão social. É a primeira mulher negra a quem a UFSCar outorga a honraria.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam pelo avanço do conhecimento e por ações de forte impacto social e político, sobretudo nas áreas de educação, igualdade racial, gênero e inclusão. Entre os homenageados anteriores pela UFSCar estão a psicóloga Carolina Maria de Jesus Bori, o escritor Raduan Nassar e o educador Demerval Saviani.

Filha do também sambista Lecy Brandão, a artista iniciou a carreira aos 14 anos na Rádio Cacique. Em 1972 gravou seu primeiro compacto e, em 1974, lançou o LP de estreia pela PolyGram. Primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira (1976), é autora de clássicos como “Zé do Caroço”, “Isso É Fundo de Quintal” e “Deixa Pra Lá”, e tem mais de 30 álbuns e prêmios, como o Sharp e o TIM.

Caixa volta a permitir mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

Anterior

Brasil assiste ao Congresso e STF em disputa de poder

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários