0
 

No próximo dia 29, o Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá recebe o escritor e auditor fiscal do Trabalho Benedito Lima, que lançará seu livro “Restolho” em Belém, às 10h, no auditório da instituição, localizada na Av. José Malcher, 652. Na ocasião também será exibido o documentário “Nos Passos do Zé”.

Ambas as obras mergulham na realidade do trabalho análogo ao de escravo no país, dando voz a trabalhadores rurais submetidos a um ciclo de exploração e invisibilidade.

Em “Restolho”, o leitor é conduzido para lugares longínquos do Brasil onde vidas são marcadas pelo silêncio das injustiças. A narrativa acompanha trabalhadores aliciados no Piauí que partem rumo ao Pará, enfrentando dívidas impagáveis, violência e condições degradantes.

Inspirado na experiência real do autor em operações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego, o livro retrata práticas como aliciamento irregular, servidão por dívida, transporte clandestino, vigilância armada, assédio moral e sexual.

Já o documentário “Nos Passos do Zé” traz a história do trabalhador rural José Pereira, baleado no rosto aos 17 anos, ao tentar fugir da Fazenda Espírito Santo, no Sul do Pará, onde era escravizado. O caso se tornou um marco na luta contra o trabalho escravo no Brasil e foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

O filme foi dirigido por Benedito Lima em parceria com Gustavo Botelho, Márcio Leitão e Sérgio Carvalho, e contou com apoio da Secretaria de Inspeção do Trabalho e do Sindicato Nacional dos Auditores-fiscais do Trabalho (SINAIT).

Membro efetivo da Academia Parnaibana de Letras, Benedito Lima construiu sua trajetória unindo literatura, ciência e militância em defesa dos direitos humanos. Como auditor-fiscal do Trabalho, participou de diversos resgates de trabalhadores em condições análogas à escravidão em operações do Ministério do Trabalho e Emprego.
Além de “Restolho”, Benedito é autor de outras duas obras que retratam a persistência do trabalho escravo no Brasil: “Degradância decodificada e o papel do Estado na sua gênese” e “Erva-mate, erva que escraviza”, ambas publicadas com apoio do MPT e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Serviço:
Lançamento do Livro “Restolho” e exibição do documentário “Nos Passos do Zé”
Data: 29/10/2025
Local: Auditório Sede MPT PA-AP (Av. Governador José Malcher, 652)
Horário: 10h

IPAM defende aumento da área protegida na Amazônia 

Anterior

Professora do Pará premiada por unir robótica e cultura indígena

Próximo

Você pode gostar

Comentários