0
 

Nesta quinta-feira, 2, às 20h, será lançado o 1° Museu Virtual da História da Alimentação e Gastronomia Paraense, o Mangút, fruto do projeto de extensão da professora doutora Sidiana Macêdo, professora da Faculdade de História, do Campus de Ananindeua da UFPA.

O projeto contempla o primeiro Museu Virtual História da Alimentação e Gastronomia Paraense – Mangút, que funcionará em um site, com a finalidade de valorizar, divulgar e promover o ensino, a história e o patrimônio histórico e cultural do Estado do Pará.

Através do Museu será possível conhecer a história da alimentação e culinária paraense, destacando a relevância de um estado que é conhecido internacionalmente pela sua gastronomia. A professora Sidiana Macêdo trabalha desde 2006 com a temática da História da Alimentação na Amazônia e desde 2013 atua na democratização do conhecimento acadêmico para a sociedade através da divulgação de suas pesquisas no blog e site do “Daquilo que se come”.

“As cozinhas típicas do Pará, que hoje ganham as pautas jornalísticas, foram sendo construídas fazendo uso de sabores e técnicas ancestrais dos povos indígenas, mas, igualmente, aos poucos incorporando ingredientes e conhecimentos dos grupos que por aqui passaram como portugueses, africanos, espanhóis, italianos, árabes e tantos outros”, conta Sidiana, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Na ocasião do lançamento haverá uma live com a participação do professor doutor Miguel Picanço, curador da exposição temporária “Comida Cabocla” que compõe uma das salas do Museu Mangút.

Precisamos falar sobre abuso na infância

Anterior

Redes de pesquisa entregaram Carta de Belém à COP30

Próximo

Você pode gostar

Comentários