Publicado em: 29 de setembro de 2025
Nesta quinta-feira, 2, às 20h, será lançado o 1° Museu Virtual da História da Alimentação e Gastronomia Paraense, o Mangút, fruto do projeto de extensão da professora doutora Sidiana Macêdo, professora da Faculdade de História, do Campus de Ananindeua da UFPA.
O projeto contempla o primeiro Museu Virtual História da Alimentação e Gastronomia Paraense – Mangút, que funcionará em um site, com a finalidade de valorizar, divulgar e promover o ensino, a história e o patrimônio histórico e cultural do Estado do Pará.
Através do Museu será possível conhecer a história da alimentação e culinária paraense, destacando a relevância de um estado que é conhecido internacionalmente pela sua gastronomia. A professora Sidiana Macêdo trabalha desde 2006 com a temática da História da Alimentação na Amazônia e desde 2013 atua na democratização do conhecimento acadêmico para a sociedade através da divulgação de suas pesquisas no blog e site do “Daquilo que se come”.
“As cozinhas típicas do Pará, que hoje ganham as pautas jornalísticas, foram sendo construídas fazendo uso de sabores e técnicas ancestrais dos povos indígenas, mas, igualmente, aos poucos incorporando ingredientes e conhecimentos dos grupos que por aqui passaram como portugueses, africanos, espanhóis, italianos, árabes e tantos outros”, conta Sidiana, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Na ocasião do lançamento haverá uma live com a participação do professor doutor Miguel Picanço, curador da exposição temporária “Comida Cabocla” que compõe uma das salas do Museu Mangút.

Comentários