Publicado em: 5 de abril de 2025
Neste domingo, 6, a equipe do curta-metragem ‘A aventura de Patyzuli no Círio’ lança a animação na 55ª edição do Projeto Circular. A obra é um curta infantil produzido totalmente em stop motion, técnica artesanal de animação que captura fotografias de objetos quadro a quadro, o que traz um toque especial de magia e encanto à narrativa. A obra celebra a cultura paraense, mergulhando na riqueza do Círio de Nazaré, e mostra um olhar lúdico e emocionante dessa que é a maior manifestação de fé e tradição do estado.
O evento inclui uma mostra de curtas infantis e um bate-papo sobre os desafios da produção audiovisual em Belém, trazendo à tona as possibilidades de atuação e dificuldades enfrentadas por quem se dedica à animação e ao cinema na região.
“Para nós este será um momento muito especial de troca com o público e debate sobre os desafios da produção audiovisual na nossa região. Sabemos que momentos como esse são importantes para a troca de experiências e para compartilhar os resultados da nossa jornada”, comenta Nelson Nunes, diretor do curta.
Ao longo do ano passado, a equipe já havia participado de outras edições do Projeto Circular realizando cursos sobre produção, roteirização e aprofundamento nas técnicas do stop motion. “Desde a realização desses cursos, nós estamos tendo um contato muito positivo com o público e está sendo muito prazeroso apresentar agora o resultado de tantos meses de trabalho”, conta a diretora de arte, Daniella Andrade.
“A aventura de Patyzuli no Círio” realça elementos da cultura de Belém e espaços típicos do imaginário da capital como o Ver-o-Peso e o bairro do Guamá. Além de técnicas de stop motion, o curta mescla as cenas com imagens de inteligência artificial para contar a história de uma pequena pata que é raptada às vésperas do Círio e precisa ser resgatada pelos amigos.
“Quando a gente assiste a um produto feito a partir do stop motion nem imagina que algumas cenas de segundos que vão ao ar na verdade demoraram cerca de 30 horas para serem produzidas. O trabalho é todo muito artesanal e lúdico e isso traz uma atmosfera nostálgica para o filme”, explica Daniella.
O curta foi ganhador do edital Paulo Gustavo de 2023 e tem apoio para exibição da Política Nacional Aldir Blanc, além de apoio cultural da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Prefeitura de Belém, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O lançamento será no Auditório Eneida de Moraes – Centro Cultural Palacete Faciola, que comporta 105 pessoas. A entrada é livre e gratuita.

Comentários