A Federação Nacional dos Jornalistas orientou os 31 Sindicatos filiados a adotarem medidas para garantir a segurança dos jornalistas nesta reta final de campanha das eleições municipais de 2024. A principal delas é a adoção de plantões de dirigentes sindicais e assessorias jurídicas para atuar neste domingo, dia 6, o primeiro turno de votação.
A imprensa tem sido alvo frequente, nas campanhas eleitorais, de hostilizações e descredibilização institucionalizadas.
A violência se dá, de maneira preocupante, no ambiente digital. Desde o início do período eleitoral, em 16 de agosto, até 18 de setembro já foram registrados 38.008 ataques online, sendo 34.801 no X, 2.716 no Instagram e 491 no TikTok. Os números constam do monitoramento feito pela Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), articulação de 11 organizações da sociedade civil dedicadas à defesa da liberdade de imprensa da qual a FENAJ faz parte.
“Se você for ameaçado, impedido de cobrir determinado espaço, tiver equipamentos confiscados ou for alvo de agressão física ou verbal, procure o Sindicato dos Jornalistas de seu estado ou município para comunicar o caso. Não deixe de registrar boletim de ocorrência”, orienta a Fenaj.
Comentários