0

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Redes Cordiais e o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), convidam jornalistas, estudantes e profissionais para o curso online Jornalista.IA: desafios, oportunidades e o futuro eleitoral, de 26 de agosto a 5 de setembro, com três aulas semanais.

Nas seis aulas gratuitas, os jornalistas, estudantes e profissionais terão sessões interativas com os professores, que vão oferecer insights sobre as melhores práticas para o uso da IA em uma cobertura eleitoral ética e com integridade jornalística. Também serão apresentados os desafios, soluções e impactos da IA, com foco na desinformação dos processos democráticos, modelos de negócios, educação midiática e medidas de verificação de fatos.

O evento de lançamento do curso será presencialmente na Casa Thomas Jefferson, em Brasília-DF, no dia 8 de agosto.

No dia do lançamento especialistas, pesquisadores e representantes públicos irão debater a proliferação da inteligência artificial (IA) em contextos eleitorais e seus impactos nos processos democráticos, na integridade da informação e na credibilidade do jornalismo. Serão apresentadas experiências de regulação e uso da IA no Brasil e nos EUA.

Em um contexto onde as tecnologias digitais já influenciam campanhas, coberturas eleitorais e a integridade das informações, a chegada de novas ferramentas de inteligência artificial (IA) está mudando a dinâmica das eleições no mundo. Em 2024, o Brasil enfrentará a primeira eleição municipal neste novo contexto e é necessário entender o seu impacto na na integridade dos processos democráticos e na credibilidade do jornalismo.

Por isso, o curso “Jornalista.IA: desafios, oportunidades e o futuro eleitoral” apresentará aos jornalistas, estudantes e profissionais de comunicação uma introdução sobre o assunto, além de formas de regulação de IA e seus bons e maus usos. Também abordadorá o impacto da IA na cobertura eleitoral, com debates sobre o uso ético dessa tecnologia por jornalistas e empresas de notícias.

As aulas serão ministradas por professores, especialistas e jornalistas nacionais e internacionais, que discorrerão acerca de questões tais “Como definir o que é inteligência artificial? Qual é a diferença entre inteligência artificial e inteligência generativa? Quais são os riscos e aplicações da IA? Quais são as principais técnicas e métodos em IA? Como a IA se relaciona com o jornalismo? Quais são os principais impactos da IA no Jornalismo?” Nesta aula será apresentada uma visão geral sobre IA e jornalismo e aplicações populares da inteligência artificial, como reconhecimento de padrões e imagens, processamento de linguagem natural, visão computacional e sistemas de recomendação.

Já na aula sobre Impactos da IA ​​no jornalismo:
“Quais são os desafios e oportunidades no uso da inteligência artificial no jornalismo político e na cobertura das eleições em 2024? Quais são as violações de direitos autorais gerados por IA?” serão apresentadas as mudanças nos modelos de negócios de jornalismo por causa da IA, além de recursos e novas possibilidades de ação para jornalistas e empresas noticiosas.

Na aula sobre Ética e IA:
“Quais são os usos éticos da inteligência artificial? Como a IA discrimina? Quais são os grupos mais vulneráveis ​​à programação discriminatória? Como aplicar códigos de conduta de IA para jornalistas e organizações noticiosas?” será apresentada a importância da transparência, confiabilidade e ética nos sistemas de inteligência artificial e no trabalho jornalístico com IA.

Sobre Desinformação e IA:
“Como a IA incentiva a desinformação? Quais são os novos quadros de desinformação em tempos de IA? Quais são os impactos da inteligência artificial na produção, detecção e disseminação de desinformação? O que é e quais são os impactos da deep fake?” serão apresentadas experiências do Brasil e do mundo na detecção de desinformação em IA, além de riscos e oportunidades para o jornalismo nesse novo cenário.

Os desafios da regulação para IA no Brasil e no mundo, o papel dos governos, empresas e bigtechs neste cenário, como criar regulações de IA que auxiliem no combate à desinformação, bons e maus usos da IA em contextos eleitorais, como a Inteligência Artificial é utilizada em Contextos Eleitorais no Brasil e no Mundo, como a IA pode ser usada para coletar e analisar dados relacionados às eleições, como a IA pode identificar tendências e padrões nos dados e resultados eleitorais também serão abordados, com ferramentas de análise de sentimentos, detecção de temas emergentes e modelagem estatística.

Feira de artesanato e empreendedorismo

Anterior

Maudie

Próximo

Você pode gostar

Comentários