O belíssimo Mercado de São Brás será entregue à população de Belém amanhã (18), restaurado e requalificado. Personalidades das artes, da gastronomia e da ciência da capital paraense, já falecidas, darão nome aos ambientes do complexo. Entre os homenageados estão o engenheiro Augusto Meira Filho, o artista plástico e pintor Acácio Sobral, o escritor Vicente Cecim, o chef de cozinha Paulo Martins, o poeta Max Martins e o compositor Alcyr Guimarães.
A nave principal do prédio, tombado como patrimônio histórico do município de Belém e do estado do Pará, agora se chama Augusto Meira Filho (1915-1980), em alusão ao engenheiro, discípulo de Francisco Bolonha, que ficou conhecido pelas obras, especialmente na área de abastecimento de água de Belém, quando dirigiu o Serviço de Águas do Pará e, também, pelo fomento à cultura. Augusto é pai do arquiteto Aurélio Meira, autor do projeto.
“O momento é tão significativo. O papai era sensível às questões da cidade, certamente, se aqui estivesse, estaria aplaudindo relevante feito, o renascimento deste icônico bem cultural de Belém, e diria obrigado, Edmilson, pelo presente. A história será a grande responsável ao valorizar teus feitos”, comentou Aurélio Meira.
Já as naves laterais, onde funcionarão restaurantes e outros serviços, homenageiam o maestro, tenor e compositor Adelermo Matos (1916-2003), professor de várias gerações de músicos de Belém; e o folclorista, historiador e escritor Ernesto Cruz (1898-1976), que dirigiu a Biblioteca e Arquivo Público do Pará, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e o antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), atual IPHAN, responsável pelo tombamento de vários prédios históricos no estado.
O segundo mezanino da nave principal terá um palco para a apresentações musicais denominado Alcyr Guimarães (1951-2020) em homenagem ao cantor, compositor, multi-instrumentista, médico, biomédico, pesquisador e professor.
A edificação histórica abrigará quatro galerias de arte, batizadas com os nomes de emblemáticas figuras dos meios artístico e da comunicação paraense: o artista plástico e escritor Acácio Sobral, o jornalista, cineasta, publicitário e escritor Vicente Franz Cecim, o professor, pesquisador e escritor João Carlos Pereira e o engenheiro, arquiteto e urbanista e artista plástico Roberto de La Rocque.
Atrás do prédio principal do mercado, dois quiosques em estilo Belle Èpoque receberão os nomes em homenagem a Ivana Azevedo (1951-2020), ativista de direitos humanos e das mulheres, pedagoga, teóloga e educadora popular; e Moisés Moreira dos Santos (1954-2020), engenheiro agrônomo.
O chef Paulo Martins (1946-2010), pioneiro na promoção da culinária paraense em plano nacional e internacional, dará nome ao Boulevard da Gastronomia, entre o prédio principal e a área das boieiras do complexo. Já o espaço gastronômico que abrigará os feirantes originais do local vai se chamar Geraldo de Azevedo Lisboa (1942-2019) em homenagem ao feirante, apaixonado pelo Mercado de São Brás, que trabalhou a maior parte da vida ali.
O economista Fernando Coutinho Jorge (1939-2019), primeiro prefeito de Belém eleito democraticamente, em 1988, ex-deputado federal, senador e ministro do Meio Ambiente no governo Itamar Franco e conselheiro do TCE-PA, denomina o pavilhão dos vendedores de proteínas, artigos religiosos, artesanato, importados e prestadores de serviços diversos.
O complexo também terá o Polo Moveleiro Paraense, que funcionará no antigo prédio da Yamada, ao lado, onde os feirantes trabalharam provisoriamente durante as obras. A reforma do prédio será realizada com a volta dos feirantes ao mercado. A frente desse imóvel ganhou uma calçada de quatro metros, que será adaptada para uma praça que se chamará Max Martins (1926-2009), em homenagem ao poeta modernista belenense, autor de 11 livros.
Nomes dos espaços em homenagem:
- Quiosque Ivana Azevedo
- Quiosque Moisés Moreira dos Santos
- Galeria Acácio Sobral
- Galeria Professor Roberto de La Rocque Soares
- Nave Adelermo Matos
- Nave Augusto Meira Filho
- Nave Ernesto Cruz
- Boulevard Paulo Martins
- Pavilhão Coutinho Jorge
- Espaço Gastronômico Geraldo Lisboa
- Polo Moveleiro Paraense
- Praça Max Martins
- Palco Alcyr Guimarães
- Galeria Vicente Franz Cecim
- Galeria João Carlos Pereira
Comentários