0

O belíssimo Mercado de São Brás será entregue à população de Belém amanhã (18), restaurado e requalificado. Personalidades das artes, da gastronomia e da ciência da capital paraense, já falecidas, darão nome aos ambientes do complexo. Entre os homenageados estão o engenheiro Augusto Meira Filho, o artista plástico e pintor Acácio Sobral, o escritor Vicente Cecim, o chef de cozinha Paulo Martins, o poeta Max Martins e o compositor Alcyr Guimarães.

A nave principal do prédio, tombado como patrimônio histórico do município de Belém e do estado do Pará, agora se chama Augusto Meira Filho (1915-1980), em alusão ao engenheiro, discípulo de Francisco Bolonha, que ficou conhecido pelas obras, especialmente na área de abastecimento de água de Belém, quando dirigiu o Serviço de Águas do Pará e, também, pelo fomento à cultura. Augusto é pai do arquiteto Aurélio Meira, autor do projeto.

“O momento é tão significativo. O papai era sensível às questões da cidade, certamente, se aqui estivesse, estaria aplaudindo relevante feito, o renascimento deste icônico bem cultural de Belém, e diria obrigado, Edmilson, pelo presente. A história será a grande responsável ao valorizar teus feitos”, comentou Aurélio Meira.

Já as naves laterais, onde funcionarão restaurantes e outros serviços, homenageiam o maestro, tenor e compositor Adelermo Matos (1916-2003), professor de várias gerações de músicos de Belém; e o folclorista, historiador e escritor Ernesto Cruz (1898-1976), que dirigiu a Biblioteca e Arquivo Público do Pará, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e o antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), atual IPHAN, responsável pelo tombamento de vários prédios históricos no estado.

O segundo mezanino da nave principal terá um palco para a apresentações musicais denominado Alcyr Guimarães (1951-2020) em homenagem ao cantor, compositor, multi-instrumentista, médico, biomédico, pesquisador e professor.

A edificação histórica abrigará quatro galerias de arte, batizadas com os nomes de emblemáticas figuras dos meios artístico e da comunicação paraense: o artista plástico e escritor Acácio Sobral, o jornalista, cineasta, publicitário e escritor Vicente Franz Cecim, o professor, pesquisador e escritor João Carlos Pereira e o engenheiro, arquiteto e urbanista e artista plástico Roberto de La Rocque.

Atrás do prédio principal do mercado, dois quiosques em estilo Belle Èpoque receberão os nomes em homenagem a Ivana Azevedo (1951-2020), ativista de direitos humanos e das mulheres, pedagoga, teóloga e educadora popular; e Moisés Moreira dos Santos (1954-2020), engenheiro agrônomo.

O chef Paulo Martins (1946-2010), pioneiro na promoção da culinária paraense em plano nacional e internacional, dará nome ao Boulevard da Gastronomia, entre o prédio principal e a área das boieiras do complexo. Já o espaço gastronômico que abrigará os feirantes originais do local vai se chamar Geraldo de Azevedo Lisboa (1942-2019) em homenagem ao feirante, apaixonado pelo Mercado de São Brás, que trabalhou a maior parte da vida ali.

O economista Fernando Coutinho Jorge (1939-2019), primeiro prefeito de Belém eleito democraticamente, em 1988, ex-deputado federal, senador e ministro do Meio Ambiente no governo Itamar Franco e conselheiro do TCE-PA, denomina o pavilhão dos vendedores de proteínas, artigos religiosos, artesanato, importados e prestadores de serviços diversos.

O complexo também terá o Polo Moveleiro Paraense, que funcionará no antigo prédio da Yamada, ao lado, onde os feirantes trabalharam provisoriamente durante as obras. A reforma do prédio será realizada com a volta dos feirantes ao mercado. A frente desse imóvel ganhou uma calçada de quatro metros, que será adaptada para uma praça que se chamará Max Martins (1926-2009), em homenagem ao poeta modernista belenense, autor de 11 livros.

Nomes dos espaços em homenagem:

  1. Quiosque Ivana Azevedo
  2. Quiosque Moisés Moreira dos Santos
  3. Galeria Acácio Sobral
  4. Galeria Professor Roberto de La Rocque Soares
  5. Nave Adelermo Matos
  6. Nave Augusto Meira Filho
  7. Nave Ernesto Cruz
  8. Boulevard Paulo Martins
  9. Pavilhão Coutinho Jorge
  10. Espaço Gastronômico Geraldo Lisboa
  11. Polo Moveleiro Paraense
  12. Praça Max Martins
  13. Palco Alcyr Guimarães
  14. Galeria Vicente Franz Cecim
  15. Galeria João Carlos Pereira

Escola do Aurá premiada pelo Instituto Tomie Ohtake

Anterior

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários