0
 

No próximo dia 26 de abril de 2025 (sábado), às 19h, o espetáculo teatral “Joana” será encenado no Bar do Bené, localizado no Beco do Carmo, centro histórico de Belém, com entrada gratuita. A proposta faz parte do edital de circulação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel). O espetáculo é uma produção do grupo Teatro do Desassossego, com apoio da Casa Teatro Cuíra.

Uma mulher sai do Goiás profundo direto para ganhar o mundo e para em Tucuruí, durante a construção de uma gigantesca barragem. A cidade, no interior do Pará, subitamente é invadida por uma multidão de trabalhadores, homens. Joana agora é a rainha do lugar, a prostituta mais bem paga e idolatrada, amada por todos, uma rainha. Até o dia em que a obra ficou pronta. A cidade esvaziou. Silenciou. Joana, de rainha, desceu ao mais baixo nível, mas sobrevive. Sem arrependimentos. Uma mulher que experimenta de tudo e chega ao outro lado da ponte. Joana.

Após o sucesso da primeira temporada, Joanna se reinventa, despe-se do que não é essencial e chega ainda mais próximo ao público, bastando um tapete, um carrinho de supermercado onde leva seus trastes, e só. Uma atriz e seu texto, levando-nos ao seu mundo. Joana.

O público é convidado a uma experiência alternativa que amplia o acesso à arte em espaços não convencionais, promovendo o encontro entre artistas e espectadores fora dos teatros formais. A personagem-título, inspirada em uma mulher real que teve sua história transformada em dramaturgia por Edyr Augusto Proença, é interpretada pela consagrada Zê Charone. É, sem sombra de dúvidas, imperdível.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Finais da Copa Verde ao vivo pela Rede Cultura do Pará

Anterior

Artistas parauaras Carlos Dergan e Socorro Lima no ||entre|| arte e acesso, do Itaú Cultural

Próximo

Você pode gostar

Comentários