0
 

A plataforma de streaming Itaú Cultural Play lançará, no dia 23 de dezembro, um chamamento público voltado à produção audiovisual das regiões Norte e Centro-Oeste do país, com licenciamento remunerado previsto para os anos de 2026 e 2027.

O edital irá selecionar até 20 títulos produzidos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. As inscrições estarão abertas a partir das 11h do dia 23 de dezembro e seguem até as 18h de 23 de abril de 2026, por meio de formulário disponível no site do Itaú Cultural. A participação é gratuita.

A proposta contempla obras audiovisuais de qualquer duração (curtas, médias e longas-metragens) além de séries e webséries, tanto de ficção quanto documentais. Não há restrições quanto à data de realização, temática, gênero narrativo, proposta estética ou público-alvo.

A seleção das obras ficará a cargo de uma comissão definida pelo Itaú Cultural, que adotará critérios curatoriais como originalidade artística, criatividade no uso da linguagem audiovisual, inovação nas formas de contar histórias e a relação estabelecida entre as obras e os territórios nos quais foram concebidas. A conexão com as realidades regionais é apontada como eixo central do processo de escolha.

Para que uma produção seja considerada elegível como obra do Norte ou do Centro-Oeste, é necessário atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos no regulamento. Entre eles estão a origem territorial, com filmagens, locações, equipe técnica ou elenco principal majoritariamente vinculados aos estados dessas regiões , o vínculo institucional, no caso de produções realizadas ou coproduzidas por empresas sediadas e atuantes nesses territórios, ou ainda o vínculo autoral, quando realizadores comprovam nascimento, residência ou atuação profissional nas regiões contempladas.

Os responsáveis pelos títulos selecionados serão contatados diretamente pela equipe do Itaú Cultural ao longo de 2026 e 2027 para formalização do licenciamento, de acordo com a política editorial da plataforma. Todas as regras detalhadas, incluindo critérios de seleção e condições contratuais, estarão disponíveis no regulamento a ser publicado no site da instituição.

Imagem: Capa de “Benzedeira”, curta documental parauara dirigido por San Marcelo e Pedro Olaia.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Leilão da Caixa financia até 95% e usa FGTS ou Minha Casa Minha Vida

Anterior

Congresso resgata bilhões do orçamento secreto extinto pelo STF

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários